Bolinho de arroz

Delicioso Bolinho de Arroz: Receita Simples e Irresistível para Saborear a Qualquer Hora!
Ver receita
0 Favoritar
Bolinho de arroz

Receita de bolinho de arroz simples e crocante

Confesso que esta receita de bolinho de arroz é o acompanhamento de muitas refeições aqui em casa, pois esta receita é simples, rápida e o perfeita para qualquer ocasião, desde um simples petisco ou até no acompanhando o prato principal.

História e Curiosidades sobre o Bolinho de Arroz

Acredito que ninguém saiba ao certo como o bolinho de arroz surgiu, porém a teoria mais sensata foi que ele surgiu como uma forma criativa de aproveitar sobras de arroz. Então para aproveitar o que sobrava, as pessoas adicionavam outros ingredientes, como temperos, ervas, queijo ou carne, e com isso aquela sobra de arroz ganhava nova vida como e se transformava em bolinhos saborosos.

Outra curiosidade é que à medida que as pessoas viajaram, elas trocaram experiências culinárias e adaptavam a receita de bolinho de arroz de acordo com seus ingredientes locais, cultura e preferências. Porém, o mais importante é que no Brasil ele ficou muito popular e caiu no gosto popular, um verdadeiro clássico nos caderninhos de receita de nossas avós.

Dicas e Truques para um Bolinho Perfeito

Para fazer essa receita simples, o diferencial é utilizar o óleo de girassol, pois deixa menos gosto de fritura e ele não fica com aquele aspecto oleoso ou murcho.

Utilize tomates para dar um sabor diferenciado e escolha tomates firmes, porém maduros.

A dica de ouro para tirar a pele e a semente do tomate é: esquente uma panela grande somente com água. Antes de colocar o tomate na água quente, faça um corte em X no lado oposto do cabo do tomate. Mergulhe o tomate na água fervendo e espere a casca começar a enrolar. Então, retire o tomate com uma escumadeira e passe o tomate na água corrente fria até ele esfriar.

Antes de tudo, puxe a casca que enrolou com a mão, corte ele no meio e com a ajuda de uma colher de café retire as sementes.

Acompanhamentos Sugeridos

Eu gosto muito de comer o bolinho de arroz como porção e para isso gosto de molhar os bolinhos no molho tártaro, ou colocar um pouco de molho de alho, ou ainda com geléia de pimenta.

Dicas de Armazenamento e Reaquecimento

Guarde os bolinhos de arroz em um recipiente hermético na geladeira, pois isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias e preserva o frescor.

Sabemos que é quase impossível sobrar algum bolinho de arroz quando fazemos, porém caso sobre, consuma os bolinhos de arroz armazenados dentro de 2-3 dias para garantir a melhor qualidade. E caso precise aquecer, você pode utilizar a Air Fryer ou o Forno Convencional para que preserve a crocância do bolinho.

Receitas Relacionadas

Como fazer feijão, Panqueca de Carne, Suco de Laranja com Linhaça, Parmegiana de Frango

Participe do meu canal no Whatsapp ou do TELEGRAM. Lá, você recebe receitas exclusivas e gratuitamente primeiro.

Bolinho de arroz

Prep 20 mins Coz 5 mins Tempo Total 25 mins Nível: Fácil Temp: 100  °C Rende: 5 Estação: todo o ano
0 Favoritar

Descrição

Os bolinhos de arroz são um ótimo acompanhamento porque são fáceis de fazer e requerem poucos ingredientes. Esta deliciosa receita de bolinho de arroz rende 30 bolinhos

Ingredientes para o Bolinho de Arroz

Passo a Passo: Como Fazer Bolinho de Arroz

  1. Em uma tigela grande, bata os ovos com um fuet ou garfo, acrescente o queijo ralado, o manjericão e o tomate picado e misture bem.

  2. Acrescente o arroz cozido e misture bem.

  3. Adicione a farinha de trigo peneirada aos poucos e continue mexendo.

  4. Adicione a água aos poucos e continue mexendo bem.

  5. Quando a massa estiver homogênea, cubra a tigela com um plástico filme ou guardanapo e deixe-a descansar por 10 minutos. Não precisa levar a massa na geladeira, deixe-a descansar fora em um local fresco.

  6. Em uma panela funda, adicione o óleo e acenda o fogo alto.

  7. Após o óleo estar bem quente, adicione pequenas porções da massa do bolinho com a ajuda de uma colher de sopa. Faça pequenas porções e adicione na panela com o óleo quente.

  8. Com a ajuda de uma escumadeira, frite bem a massa até ficar bem douradinha.

  9. Retire a massa frita e deixe esfriar em um refratário forrado com papel toalha.

Segredos da receita

O Segredo do bolinho de arroz

Para fazer essa receita deliciosa, o diferencial é utilizar o óleo de girassol, pois deixa menos gosto no bolinho e ele não fica com aquele aspecto oleoso ou murcho.

Dicas para um bolinho saboroso e crocante

Nesta deliciosa receita de bolinho, utilizamos tomates para dar aquele sabor.

Escolha tomates firmes, porém maduros.

Dica de ouro para tirar a pele e a semente do tomate: esquente uma panela grande somente com água. Antes de colocar o tomate na água quente, faça um corte em X no lado oposto do cabo do tomate. Mergulhe o tomate na água fervendo e espere a casca começar a enrolar.

Retire o tomate com uma escumadeira e passe o tomate na água corrente fria até ele esfriar.

Antes de tudo, puxe a casca que enrolou com a mão, corte ele no meio e com a ajuda de uma colher de café retire as sementes.

Palavras Chave: bolinho de arroz, bolinho de arroz crocante, bolinho de arroz sequinho
pedro ongaratto

Pedro

Sou a voz, autor e criador por trás do Cozinha AZ. O que começou como um hobby casual há 8 anos. Como pai, marido e amante da boa culinária gosto de compartilhar receitas fáceis para uma vida real e cotidiana.

Mangia che te fa bene! 

 

Avaliações

5 de 5
3 avaliação
5 estrelas
3
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0
Comentários