Paçoca tradicional com 3 ingredientes

Paçoca tradicional com 3 ingredientes de forma simples
Ver receita
0 Favoritar
Paçoca

Origem da paçoca

A origem da palavra paçoca vem do termo indígena PA-SOKA que significa “esmagar com as mãos”, pois eram feitas com a ajuda de um pilão para esmagar os grãos.

A Paçoca é um doce tradicional brasileiro feito de amendoim moído e outros ingredientes, além disso tem uma textura quebradiça e um sabor ligeiramente doce. A paçoca é frequentemente apreciada como lanche ou sobremesa no Brasil e é particularmente popular durante a Festa Junina.

Como fazer paçoca tradicional

Para fazer a paçoca, deve-se usar o amendoim torrado, sem pele e sem sal e ele deve se moído no liquidificador até virar um pó fino. Usaremos o leite condensado para adoçar e ajudar na liga do doce assim como usaremos a bolacha maizena para dar volume e para realçar o sabor e a textura. Os ingredientes são misturados até ficarem bem combinados e, em seguida, moldados em um refratário de vidro e cortado em pequenos retângulos ou círculos compactados.

Festa Junina

A paçoca pode ser apreciada sozinha como doce, juntamente como ingrediente em outras sobremesas assim como, por cima se um sorve ou salpicada na canjica cremosa. É comumente usado como recheio de bolos, tortas ou biscoitos, adicionando um rico sabor de amendoim. Outro consumo popular da paçoca é durante o período de festa junina como doces para compor e alegrar a festa.

Enfim, a paçoca é uma iguaria brasileira amada que mostra o amor do país por amendoim e sabores doces. É apreciado por pessoas de todas as idades e associado as festas juninas de todo o país.

Agora que você já sabe como fazer paçoca, veja outras receitas para festa junina:

Bolo de Fubá com erva doce, Bolo de Milho, Broa de Fubá, Pamonha, Vinho Quente, Cocada

Siga-nos

Siga nosso INSTAGRAM e participe de nossa lista do TELEGRAM.

Paçoca tradicional com 3 ingredientes

Prep 20 min Desc 24 h Tempo Total 24 hrs 20 mins Nível: Fácil Rende: 4 Estação: Inverno
0 Favoritar

Ingredientes

Como fazer paçoca

  1. Triture toda bolacha maizena no liquidificador.

  2. Adicione o amendoim torrado, sem pele e sem sal, aos poucos no liquidificador junto da bolacha maizena.

    amendoin
  3. Leve o conteúdo do liquidificador para uma tigela grande e adicione o leite condensado aos poucos. Use uma colher para misturar até formar uma massa homogênea. Nesta etapa pode ser que você precise de mais leite condensado ou menos, fique atento / atenta ao ponto.

  4. Leve a massa para um refratário quadrado (24 x 22) de vidro e com a ajuda de uma colher ou espatula, aperte bem para comprimir a massa e espalhar bem.

    paçoca amassar
  5. Cubra com um plástico filme e leve para a geladeira por 24 horas. Corte em quadrados e sirva a paçoca na sua festa junina.

    Paçoca
Palavras Chave: Paçoca
pedro ongaratto

Pedro

Sou a voz, autor e criador por trás do Cozinha AZ. O que começou como um hobby casual há 8 anos. Como pai, marido e amante da boa culinária gosto de compartilhar receitas fáceis para uma vida real e cotidiana.

Mangia che te fa bene!