Feijão

Como fazer feijão com caldo encorpado
Ver receita
0 Favoritar
feijão

Como fazer feijão do dia a dia, com aquele caldo grosso? Na receita de hoje você irá aprender como fazer feijão caseiro.

Feijão

Prep 10 mins Coz 20 mins Desc 60 mins Tempo Total 1 hr 30 mins Temp: 80  °C Rende: 3 Estação: todo o ano
0 Favoritar

Descrição

Estou colocando a receita para 1 xícara de feijão, o que dá mais ou menos para duas ou três pessoas. Se você precisar aumentar a receita, utilize o botão de "Porções" abaixo.

Ingredientes

Como fazer feijão

  1. Coloque a quantidade de feijão que for preparar em uma vasilha, retire os grãos feios e pedrinhas que possa encontrar.

  2. Coloque o feijão lavado em uma panela comum e leve ao fogo alto. Quando a água borbulhar (ferver), desligue o fogo e tampe a panela com o feijão. Deixe assim por uma hora e depois escorra os grãos em uma peneira. Isso vai evitar de deixar o feijão no molho e remolho por 24 horas e você ganha tempo. Com este processo, ajuda a liberar as toxinas do feijão e diminuiu o desconforto durante a digestão (gases).

  3. Leve o feijão já escorrido para a panela de pressão e acrescente a água. Lembre-se que estamos fazendo a receita para uma xícara de feijão para 3 xícaras de água (Não meça o feijão depois de ferver, meça na separação dos grãos). Acrescente 1 folha de louro e leve ao fogo na pressão. Tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 20 minutos.

  4. Desligue, aguarde a pressão sair completamente (não tire a pressão com o garfo) e vamos temperar – ou caso queira, congele porções para o meio da semana, junto com o caldo. Nunca congele o feijão já temperado.

  5. Pegue uns grãos da panela e amasse com um garfo. Se o feijão amassar sem esforço ele esta no ponto, se não volte ele para o fogo sem a tampa (sem pressão) e deixe cozinhar por mais alguns minutos até passar no teste do garfo.

  6. Em uma panela separada no fogo baixo, adicione o azeite, a cebola picada e o alho amassado. Deixe até dourar um pouquinho. Pode fritar linguiça ou bacon e colocar também.

  7. Adicione o tempero na panela de pressão destampada, adicione sal e mexa no fogo médio. Agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse e o feijão está pronto.

Segredos da receita

Coloque o feijão lavado em uma panela comum e leve ao fogo alto. Quando a água borbulhar (ferver), desligue o fogo e tampe a panela com o feijão. Deixe assim por uma hora e depois escorra os grãos em uma peneira. Isso vai evitar de deixar o feijão no molho e remolho por 24 horas e você ganha tempo. Com este processo, ajuda a liberar as toxinas do feijão e diminuiu o desconforto durante a digestão (gases).

Palavras Chave: feijão, como fazer feijão, feijão carioca, feijão preto
pedro ongaratto

Pedro

Sou a voz, autor e criador por trás do Cozinha AZ. O que começou como um hobby casual há 8 anos. Como pai, marido e amante da boa culinária gosto de compartilhar receitas fáceis para uma vida real e cotidiana.

Mangia che te fa bene! 

 

Avaliações

5 de 5
1 avaliação
5 estrelas
1
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0
Comentários