Panqueca Americana

Panqueca americana macia e aerada como as de filme
Ver receita
0 Favoritar
panqueca americana

Minha receita preferida de panqueca americana! Macias, com textura aerada, fofinha e grossa o suficiente para afundar os dentes, mas com uma boa camada dourada e leve.

Porque da panqueca americana

Minha mãe sempre fazia panqueca (receita francesa) para rechear de carne e quando sobravam algumas massas de panqueca, ela separava para eu comer com morango, leite condensado ou chocolatae.

Eu sempre assistia filmes americanos na sessão da tarde quando era pequeno e via aquela famosa cena da família americana comendo panqueca no café da manhã, porém a massa da panqueca era grossa, macia e quase um bolinho. Diferente daquela massa que minha mãe preparava que era fininha.

Desde então eu sempre sonhava com aquele café da manhã com panquecas grossas, macias e aeradas.

Origem das Panquecas

As panquecas são uma herança culinária antiga, existindo há séculos e sendo consideradas um prato fundamental em diversas culturas. Especialistas acreditam que as panquecas foram saboreadas há cerca de 30.000 anos atrás, durante a Idade da Pedra. Aliás, os pesquisadores encontraram panquecas no estômago de Ötzi, o Homem do Gelo, cujos restos mortais têm mais de 5.000 anos!

“Na Grécia e Roma antigas, as panquecas eram feitas de farinha de trigo, azeite, mel e leite coalhado.”

Poetas gregos antigos, como Cratinus e Magnes, até mesmo escreveram sobre panquecas em suas obras poéticas. Shakespeare também as menciona em suas famosas peças de teatro.

Dia da Panqueca

Sim, você ouviu certo. Existe um Dia da Panqueca (conhecida também como Shrove Tuesday) é o dia de festa antes da Quaresma. No passado, durante a Quaresma, as pessoas não podiam comer produtos animais como leite, manteiga e ovos. Para evitar que esses ingredientes estragassem, eles eram transformados em altas pilhas de panquecas.

Panqueca fofinha

Bom agora que falei um pouco sobre esta deliciosa receita de panqueca, vamos ao passo a passo. Usaremos ingredientes básicos como farinha de trigo, ovo, fermento, leite, óleo, açúcar, sal e baunilha.

Na minha opinião, o que dá aquele gostinho levemente adocicado e sem ficar com sabor de ovo, é a baunilha, então eu acredito que ela seja um grande diferencial nesta receita.

Cobertura da panqueca americana tradicional

Minha sugestão de cobertura é a geléia de mirtilo, ou iogurte, ou mel ou Maple Syrup.

Esta tem sido minha receita e método preferido há anos para o café da manhã aqui em casa, pois é rápida, barata e simples de fazer! Vamos lá!

Participe do meu canal no Whatsapp ou lista do TELEGRAM.

Panqueca Americana

Prep 5 mins Coz 10 mins Desc 3 mins Tempo Total 18 mins Nível: Fácil Temp: 90  °C Rende: 4 Estação: todo o ano
0 Favoritar

Descrição

Vamos direto ao assunto: panquecas americana são deliciosas. Esta receita lhe dará panquecas que são douradas, macias, mastigáveis ​​​​e grossas o suficiente para cravar os dentes no meio. Minha sugestão de cobertura é a geléia de mirtilo, ou iogurte, ou mel ou Maple Syrup.

Esta tem sido minha receita e método preferido há anos para o café da manhã!

Ingredientes da panqueca americana

Como fazer panqueca americana

  1. Misture todos os ingredientes com ajuda de um fouet, até que a massa fique homogênea (deixe para misturar o fermento por último)

  2. Coloque uma frigideira antiaderente em fogo baixo e adicione uma concha da massa da panqueca americana.

  3. Assim que a massa começar a fazer pequenas bolhas, vire a panqueca americana e deixe até dourar, fique de olho para não queimar.

  4. Repita esse processo até a massa acabar. Sirva a panqueca americana na sequencia podendo colocar cobertura de geléia de mirtilo, ou iogurte, ou mel ou Maple Syrup.

Segredos da receita

Utilize uma frigideira média e antiaderente, para fazer a massa das panquecas, dessa maneira você não precisará de óleo para untar a forma.

Use uma concha média e calcule muito bem a quantidade de massa na frigideira, com o propósito de deixar a massa bem fininha e macia.

O segredo é sempre iniciar o preparo com a frigideira fria, então,  sempre desligue o fogo entre o preparo de cada massa e espere a frigideira esfriar antes de colocar novamente a massa crua.

Não force o esfriamento da sua frigideira antiaderente, pois isso poderá comprometer a vida útil dela

Durante o processo de despejo da massa crua, mantenha a frigideira um pouco inclinada para facilitar o espalhamento da massa por completo.

Não deixe a massa cozinhar muito, pois depois ela fica quebradiça ao enrolar a massa da panqueca.

Palavras Chave: panqueca americana, panqueca tradicional, panqueca igual de filme
pedro ongaratto

Pedro

Sou a voz, autor e criador por trás do Cozinha AZ. O que começou como um hobby casual há 8 anos. Como pai, marido e amante da boa culinária gosto de compartilhar receitas fáceis para uma vida real e cotidiana.

Mangia che te fa bene! 

 

Avaliações

5 de 5
8 avaliação
5 estrelas
8
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0
Comentários