Risoto de aspargos com azeite trufado

Deliciosa receita de Risoto de aspargos com azeite trufado
Ver receita
0 Favoritar
Risoto de aspargos

Risoto de aspargos

O risoto de aspargos é um prato italiano clássico que ganhou grande popularidade devido ao seu sabor requintado e textura cremosa. Essa receita elegante e saborosa é feita com os aspargos mais frescos, arroz arbóreo, caldo de legumes ou de galinha, vinho branco, cebola, alho, queijo parmesão e manteiga. A combinação desses ingredientes resulta em um prato rico e aveludado que é satisfatório e reconfortante.

Como fazer risoto de aspargos

O preparo de um risoto de aspargos perfeito requer paciência e atenção aos detalhes. O processo começa com o refogamento da cebola e do alho no azeite ou na manteiga até ficarem translúcidos. O arroz Arbóreo é então adicionado à mistura e levemente tostado antes de ser gradualmente cozido em fogo brando com vinho branco e caldo quente. É fundamental mexer o risoto constantemente para garantir um cozimento uniforme e evitar que ele grude na panela. Assim que o arroz atingir uma textura al dente, os aspargos são incorporados à mistura, juntamente com o queijo parmesão ralado.

Dicas do Cozinha AZ

Você pode trocar os aspargos por alho-poró ou cogumelos.

Risoto de Camarão, Salada de Pêssego, Arroz com amêndoas e coco queimado

Receba receitas

Se você gostou desta receita de Pastel de Belém, Siga nosso INSTAGRAM e participe de nossa lista do TELEGRAM.

Risoto de aspargos com azeite trufado

Prep 20 mins Coz 20 mins Tempo Total 40 mins Nível: Médio Temp: 90  °C Rende: 4 Estação: todo o ano Dieta:
0 Favoritar

Ingredientes

Como fazer risoto de aspargo

  1. Em uma frigideira antiaderente, adicione um fio de azeite, a cebola e o alho. Aqueça eles até amolecerem, cerca de 2 minutos.

  2. Acrescente o arroz e refogue em fogo médio por 2 minutos. Mexa levemente até o arroz ficar levemente dourado.

  3. Adicione o vinho e continue mexendo até que o arroz absorva todo o liquido. Adicione um pouco de caldo de legumes e mexa até o arroz absorve-lo. Vá acrescentando o caldo aos poucos e repetindo este processo gradativamente sempre que o arroz absorvê-lo. Não pare de mexer o risoto. Guarde um pouco de caldo para misturar com os aspargos.

  4. Assim que o arroz estiver quase no ponto (cerca de 15 a 20 minutos), adicione os aspargos cortados e cozinhe por cerca de 6 minutos (ou até o aspargo ficar macio e o arroz cozido por completo). Adicione o resto do caldo e mexa até o risoto ficar com uma aparência úmida e cremosa.

  5. Retire a panela do fogo e tempere com o sal e pimenta a gosto. Acrescente o azeite trufado e o queijo parmesão. Salpique cebolinha por cima e sirva o risoto de aspargos na sequência.

Segredos da receita

Você pode trocar os aspargos por alho-poró ou cogumelos.

Palavras Chave: Risoto de aspargos, Risoto de aspargos com azeite trufado
pedro ongaratto

Pedro

Sou a voz, autor e criador por trás do Cozinha AZ. O que começou como um hobby casual há 8 anos. Como pai, marido e amante da boa culinária gosto de compartilhar receitas fáceis para uma vida real e cotidiana.

Mangia che te fa bene!